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 Ataque Especial

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MensagemAssunto: Ataque Especial   Ataque Especial EmptySeg Jan 09, 2017 12:04 am

Ataque Especial (1 ponto ou mais)

Praticamente qualquer aventureiro, herói ou guerreiro tem algum tipo de técnica ou ataque
que provoca dano maior. Isso é tão comum nos mundos de aventura que qualquer personagem
pode fazer um Ataque Especial gastando 1 PM e ganhando F+1 ou PdF+1. Isto é apenas uma
manobra especial; não é preciso pagar pontos de personagem por ela.
A vantagem Ataque Especial, no entanto, é uma versão melhorada dessa manobra. Ela
permite gastar 1 PM e aumentar em +2 sua Força ou Poder de Fogo (escolha F ou PdF quando
adquirir esta vantagem) para um único ataque. Você pode pagar mais ou menos pela vantagem,
para dar mais poderes ou fraquezas ao Ataque Especial. Alguns desses ajustes também afetam o
custo do ataque em Pontos de Magia:
• Amedrontador (+2 pontos, +1 PM): além de causar dano, o inimigo deve passar por um
teste de Resistência. Se falhar entra em pânico e tenta fugir de você no próximo turno, da forma
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mais rápida possível. Uma vítima desse ataque não pode usar qualquer manobra, vantagem ou
magia que consuma PMs - exceto aquelas que ajudem em sua fuga.
• Amplo (+2 pontos, +2 PMs): apenas para ataques com PdF. Todas as criaturas dentro do
alcance de ataque à distância são atingidas (incluindo aliados, e até mesmo você!). Todos os alvos
têm direito a esquiva.
• Atordoante (+1 ponto, +1 PM): se sua FA vencer a FD do oponente, este deverá fazer um
teste de Resistência. Se falhar perderá sua ação no próximo turno.
• Cansativo (-1 ponto, -1 PM): seu ataque especial é extenuante. Quando usa-o, você não
pode fazer um movimento no mesmo turno (se já tiver feito um movimento, não pode usar seu
Ataque Especial).
• Curvo (+1 ponto, +1 PM): somente para ataques baseados em PdF. Este ataque elimina
os efeitos de cobertura do alvo possibilitando o atacante executar um ataque normalmente.
• Enfraquecedor (+2 pontos, +2 PMs): caso sua FA supere a FD do oponente, ele deve
fazer um teste de R. Em caso de falha, não sofre dano, mas sofre uma penalidade em R igual à sua
F ou PdF. Esta penalidade dura uma quantidade de rodadas igual à sua F ou PdF. A R do oponente
não pode cair abaixo de 0. A penalidade diminui também os PVs e PMs do alvo.
• Espiritual (+2 pontos, +2 PMs): se sua FA superar a FD do seu oponente, ele perde
também PMs na mesma quantidade que perdeu PVs.
• Fraco (-2 pontos): mesmo vencendo a FD do inimigo, seu ataque causa apenas a metade
do dano que causaria (arrendondado para baixo).
• Lento (-1 ponto): apenas para ataques com PdF. O alvo recebe H+2 em sua esquiva.
• Longo (+1 ponto, +1 PM por incremento de distância): apenas para PdF. Gastando mais
PMs, você pode aumentar o alcance dos seus tiros: x2 por +1 PM, x4 por +2 PMs, x6 por +3 PMs
e assim por diante
• Mortífero (+2 pontos, +1 PM): se os PVs do inimigo forem reduzidos a 0 com esse ataque,
um resultado 4, 5, ou 6 no Teste de Morte o matará.
• Óbvio (-1 ponto): é fácil perceber que você vai atacar. Seus alvos ganham um bônus de
+1 na Força de Defesa.
• Paralisante (+1 ponto): em vez de causar dano, o ataque funciona como a vantagem
Paralisia (pelo custo normal em Pontos de Magia).
• Penetrante (+1 ponto, +1 PM): impõe A-1 contra o alvo em sua Força de Defesa.
• Perigoso (+2 pontos, +2 PMs): este ataque consegue um acerto crítico com um resultado
5 ou 6 no dado.
• Perto da Morte (-2 pontos, -1 PM): o ataque só pode ser usado quando você está Perto
da Morte.
• Poderoso (+2 pontos, +2 PMs): em caso de acerto crítico, o ataque triplica sua Força ou
PdF (em vez de duplicar).
• Preciso (+1 ponto): impõe H-1 contra o alvo em sua Força de Defesa.
• Teleguiado (+1 ponto): apenas para PdF. O ataque persegue o alvo, impondo H-1 em
tentativas de esquiva.
• Tempestade de Golpes (+1 ponto, +1 PM): apenas para ataques de Força. Todos os
inimigos dentro do seu alcance corpo-a-corpo (normalmente até 1,5 metro de você) são atingidos.
Um Ataque Especial nunca pode custar menos de 1 ponto de personagem. Também não
pode custar menos de 1 PM para ser usado. Você pode tornar seu Ataque Especial mais poderoso,
durante a evolução do personagem.
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